Falta de visibilidade: o grande inimigo do jurídico

Desde que departamentos jurídicos foram implementados dentro das instituições ou contratados externamente , alguém já proferiu a célebre frase “Ah, não sei, não tenho essa informação, o jurídico não passou”, ou então, “Pergunta lá para o jurídico”. E por mais que as informações possam estar à disposição da equipe nos arquivos e pastas, que é o que geralmente acontece, é sempre mais fácil dizer que determinados dados são responsabilidade apenas de um setor e não podemos “mexer nesse vespeiro” e apontar como falta de visibilidade.

Especialmente dentro de grandes empresas, essa atitude é mais comum, já que o fluxo de tarefas é enorme, e o número de pessoas e departamentos envolvidos nos processos e atividades é ainda maior. E nem sempre essas companhias ou consultorias têm esses sistemas que interligam departamentos e possibilitam a troca de informações.

E o que isso provoca? Em primeiro lugar, a falta de comunicação e sem seguida a demora em conseguir informações, além dos desgastes e da perda de um tempo precioso. E o que acontece em contrapartida são as trocas de e-mails infinitas e o bom e velho, a culpa é do atraso é do jurídico que não disponibiliza a informação.

Falta de visibilidade de informações: como melhorar

E existe um meio de tornar essa comunicação mais simples? Sim, e esse canal está se reinventando a cada dia, são as ferramentas de gestão de documentos, que empresas como a Linte, desenvolvem e aprimoram o tempo todo.

A melhor maneira de melhorar a visibilidade da troca de informações sobre contratos e outros documentos jurídicos é sempre optando por um sistema que monitore todas as atividades da empresa. 

Quando a informação fica concentrada em apenas um ambiente, ter acesso aos dados se torna mais simples e menos burocrático, desde que, é claro, seja um sistema que permita que todos os usuários tenham autonomia para conseguir informações ou relatórios. E que apresente esses relatórios ou status, de uma forma que seja fácil de entender.

Ferramenta de gestão, a sua aliada

Foi pensando nisso que a solução da Linte nasceu, para facilitar o dia a dia e dar a todos os envolvidos em atividades que estejam relacionadas a tarefas jurídicas maior visibilidade sobre o ciclo de vida dos contratos e demais processos.

O crescimento desse mercado de softwares jurídicos mostra que sim, a necessidade de ferramentas mais inteligentes, que consigam cruzar dados e números, e que permita que essas informações sejam apresentadas de forma clara, concisa e simples aos seus usuários, fazem muita diferença na questão da visibilidade e transparência das informações.

E a Linte acredita que toda ferramenta precisa levar isso em conta!

Dentro do software que desenvolvemos, é possível acompanhar em tempo real as atividades relacionadas a cada contrato ou documento, verificando prazos, alterações, assinaturas, multas, etc. A ferramenta Linte foi pensada para ser um sistema totalmente amigável e intuitivo para o usuário, justamente para que a busca por informações não seja confusa ou complicada demais. O sistema permite que todas as pessoas que estão envolvidas com um determinado contrato, tenham acesso as informações a ele relacionadas e consigam enxergar as movimentações e atualizações com apenas um clique.

Então, por exemplo, quando for necessário buscar alguma informação que apenas uma pessoa da equipe jurídica poderia oferecer, e que normalmente o processo natural seria mandar um e-mail perguntando para essa mesma pessoa qual é o status atual de determinado contrato, é possível conseguir essa mesma informação apenas acessando a ferramenta Linte e consultando por lá o andamento daquele documento, muito mais rápido e acessível.

Visibilidade e liberdade

A partir do momento que a informação está ao alcance, todos os processos internos funcionam de maneira mais livre e rápida. Precisou da informação? É só consultar o contrato e ela estará em mãos!

Por isso que sempre reforçamos a importância de que, ao contratar uma ferramenta de gestão como a Linte, os profissionais passem a tratá-la como seu ambiente oficial de trabalho. Assim, tudo que é feito ao longo do dia, já estará, em tempo real, atualizado para os demais membros da equipe. É a tecnologia quebrando barreiras de comunicação, aprimorando o workflow e as rotinas, oferecendo respostas mais concretas, e permitindo que os profissionais tenham mais liberdade para concentrar esforços naquilo que realmente precisa de atenção e foco.

Bitnami