O software jurídico no dia a dia do advogado

Independente do porte do escritório ou da empresa jurídica, o fluxo de informações é sempre grande: prazos, renovações, cláusulas diferenciadas, adendos, apresentação de recursos, revalidação de documentos, parece uma enxurrada de trabalho sem fim, não é?

By Trent Erwin on Unsplash

Pensar em formas de simplificar o acesso a informações de processos, contratos, minutas e outros tantos documentos, pode ser a diferença entre o fracasso e o sucesso. E foi justamente por isso que os softwares jurídicos nasceram, para facilitar o dia a dia do advogado.

O software jurídico nada mais é do que um sistema criado especialmente para os profissionais da área gerenciarem as informações do dia a dia em um só lugar, usando a tecnologia como um “funcionário extra” do escritório ou da empresa.

Mas mesmo sendo essa “mão na roda” ainda é grande o número de profissionais que resistem a usar uma ferramenta de gestão na sua rotina diária ou que a utiliza somente como um apêndice do dia a dia, como um receptor de informações apenas. O que é um erro, afinal um software desse tipo é muito mais do que apenas um lugar para manter relatórios e atualizar informações.

E qual a grande dificuldade de adaptação dos advogados?

Com uma rotina acelerada e que pede praticidade e agilidade, o que muitas vezes atrapalha os profissionais de Direito é a utilização das ferramentas em si, que podem ser confusas, apresentar templates complicados, caminhos de buscas e atualizações complexos, ainda mais para quem está acostumado a lidar com o jeito tradicional de busca de informações ou de alimentação de processos, o bom e velho “faço eu mesmo”.

Por isso mesmo que a Linte é uma startup diferente e oferece uma solução que realmente facilita a vida do usuário. A Linte é uma empresa que pensa como um advogado, afinal ela foi desenvolvida por profissionais jurídicos que sabem exatamente quais são as necessidades do dia a dia de um escritório de advocacia ou de um departamento jurídico de uma empresa. Foi justamente vendo o outro lado, que a equipe da Linte inovou e criou uma solução que é intuitiva e fácil de usar.

Nossa ferramenta de gestão foi desenvolvida com um layout amigável, ou seja, a estrutura do sistema é simples e clara, o que não complica ou dificulta a localização ou a alimentação de informações, se tornando uma espécie de escritório virtual, onde o advogado consegue tudo o que precisa em um único lugar, realmente tendo a possibilidade de acompanhar as tarefas diárias dentro da ferramenta. O sistema se torna um instrumento de trabalho e não apenas um depósito de informações.

Ok, mas e como isso facilita o dia a dia?

Nem sempre o profissional está no escritório no momento que necessita de uma informação, e muitas vezes é preciso agilidade em uma reunião ou em uma audiência para apresentar um dado ou responder um questionamento de um cliente. Uma ferramenta de gestão de documentos, que pode ser acessada de qualquer lugar, leva o escritório com o advogado para onde ele for.

Isso vai refletir na agilidade da troca de informações advogado/cliente, vai aumentar a produtividade, já que o tempo para oferecer respostas será menor e o profissional perderá muito menos horas em reuniões para oferecer as soluções ou sanar questionamentos, acabando por fazer o dia “render mais”, além de facilitar o acesso às informações.

Aquele bordão do “parece magia, mas é tecnologia” nunca foi tão verdadeiro quanto neste caso. O profissional que entende o quanto um software jurídico é um grande aliado e um facilitador do trabalho, e que consegue criar a rotina de realizar as tarefas nesse ambiente, percebe o quanto isso modifica a rotina e até mesmo a produtividade e o faturamento da empresa.

Bitnami